quarta-feira, 6 de abril de 2011

O Consumismo


Identifica, no texto, algumas razões do consumismo nas sociedades industrializadas do
Ocidente.
 O crescimento económico, a subida dos salários, os benefícios sociais, o clima da esperança e o desejo de bem-estar são algumas das razões do consumismo nas sociedades industrializadas do Oriente.

Explica a relação existente entre: Produção em massa/ Publicidade/ Consumismo.
Os produtos, após serem criados são produzidos em  grandes quantidades segundo um modelo, onde intervêm inúmeras máquinas e trabalhadores e onde o preço dos produtos é mais baixo. Após esta produção, os responsáveis pelo produto encarregam-se de o divulgar na sociedade através de vários meios como por exemplo a televisão, a rádio, cartazes, panfletos... Como a população passa a ter conhecimento destes produtos e sabem que estes se encontram a baixo preço procuram logo comprar os produtos. Por exemplo, na roupa, as pessoas são induzidas a comprar por ser uma novidade, por estar na moda.

Que papel desempenham o crédito e as prestações na sociedade de consumo?
 Quando as pessoas não têm dinheiro para comprar os bens essenciais para o seu dia-a-dia utilizam os créditos para os poderem comprar com mais facilidade, assinando um contracto com o estabelecimento. Após fazerem essas compras, pagam às prestações às seguradoras a quantia que não puderam pagar na altura.
 
Que consequências pode o endividamento trazer às famílias?
Quando as pessoas ficam endividadas começam a surgir problemas como o stress que pode levar até à depressão e tentam arranjar soluções como empréstimos, ou trabalho extra.
No entanto, quando não conseguem pagar as dívidas devidamente, estas acumulam-se e levam as famílias à ruína. Podem perder a casa e o emprego.                                 


Concordas com o título do texto? Porquê?
Sim, concordamos com o título do texto "Bem estar e consumo" porque estes, são dois factores que estão relacionados. O consumo excessivo leva ao bem-estar de muitas pessoas que mais tarde, provavelmente, terá consequências negativas. No entanto, é possível manter um equilíbrio entre a quantidade de consumo e o bem-estar. Se não houver sensatez na maneira de como as pessoas consomem, depois poderão acabar por ter problemas financeiros, sociais, psicológicos, etc.
No texto afirma-se que o excesso de consumo dá origem a problemas ambientais. Concordas? Justifica a resposta.
Sim, concordamos, na medida em que, hoje em dia, o suporte de grande parte dos produtos que compramos vêm embalados em pacotes e pacotes que, por sua vez, são colocados em sacos (não biodegradáveis) que causam um grande impacto negativo no ambiente.

De que modo podemos evitar os perigos do consumismo?
Devemos fazer uma lista de compras e resumir-nos  ao que estamos destinados a comprar e ao que é, unicamente, necessário. Devemos certificar-nos de que o que estamos a comprar é realmente necessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário